Cases de sucesso
Como o Ultronline detectou falha no acoplamento de um picador de toras de madeira da Dexco, sem instalar sensores no equipamento
Descubra neste case de sucesso como o Ultronline detectou falha no acoplamento de uma máquina complexa, antes dos tradicionais sensores de vibração e temperatura.
R$ 117 mil
ECONOMIZADOS PELO INSIGHT GERADO
ROI 23,5x
EM 8 MESES DE USO DA TECNOLOGIA
Dexco
A Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, líder de mercado na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul, e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no país. Nosso case de sucesso foi realizado na unidade de Taquari da Dexco, no Rio Grande do Sul, fábrica especializada na produção de MDP.
Picador de toras de madeira
Um picador de toras de madeira é um equipamento industrial projetado para processar toras ou pedaços de madeira em lascas ou cavacos uniformes. Ele é amplamente utilizado em indústrias como papel e celulose, painéis de madeira, biomassa, e processamento de madeira, onde o material picado serve como matéria-prima para outros processos.
Desafio
Monitorar o estado de um acoplamento apresenta grandes desafios, já que os sinais iniciais de falha são sutis e passam despercebidos em inspeções visuais ou mesmo por sensores
tradicionais. O sinal de vibração pode ser atenuado devido à grande massa do equipamento, dificultando a detecção precoce de anomalias e retardando o diagnóstico até quando a falha já está na iminência de causar uma parada crítica na linha de produção.
Solução
O Ultronline supera esses desafios ao monitorar, a partir do painel elétrico, não apenas o motor, mas todo o conjunto acionado. Ele identifica padrões sutis nos sinais elétricos, provocados por defeitos mecânicos ainda em estágio inicial. Essa abordagem permite diagnósticos mais rápidos e precisos, garantindo mais tempo para a equipe de manutenção atuar de forma muito mais eficiente.
Como foi possível?
O Ultronline identificou o crescimento da energia espectral em uma frequência associada a falhas no acoplamento, como mostra o gráfico, o que permitiu a detecção da anomalia em um estágio inicial.
Resultados
Assim que o algoritmo identificou a anomalia, a equipe da Dexco foi imediatamente notificada. A inspeção revelou falta de lubrificação devido a vazamento em um dreno da capa do acoplamento, permitindo ações corretivas que evitaram uma parada não planejada e grandes prejuízos financeiros. O Ultronline gerou um retorno 23,5 vezes superior ao valor investido na tecnologia após 6 meses de uso, prevenindo um prejuízo de 117 mil reais em lucro cessante.