Cases de sucesso

Prevenção de transbordamento em uma estação elevatória de esgoto (EEE)

Nesse primeiro case de sucesso, apresentamos o resultado do uso do sistema Ultronline no monitoramento de uma bomba em uma EEE do SAAE de Aracruz-ES, e como o indicador ruído espectral foi fundamental para a identificação de um corpo estranho na bomba, que poderia causar até mesmo um transbordamento de esgoto.

As EEEs são estruturas essenciais dentro do sistema de esgotamento sanitário, e têm como função o bombeamento do esgoto de áreas mais baixas para pontos mais elevados, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Problema

O descarte inadequado de objetos sólidos nos esgotos domésticos pode causar bloqueios nas bombas ou nas linhas de sucção das EEEs, e ocasionar transtornos como transbordamento de esgoto e danos críticos às máquinas. Muitas vezes, é necessário realizar inúmeras visitas ao longo do ano às EEEs para realizar manutenção preventiva ou corretiva de possíveis entupimentos, o que gera altíssimo custo de pessoal e de transporte.

Solução

O indicador ruído espectral do sistema Ultronline é obtido a partir da análise de parâmetros de energia no domínio da frequência e tem forte relação com distúrbios relacionados à vibração mecânica da máquina.

Caso de estudo

Ao monitorar a bomba da EEE, o Ultronline identificou um aumento no nível de ruído espectral, que excedia o limite de alerta predefinido pelo sistema inteligente. De imediato, nossa solução acionou automaticamente a equipe de manutenção do cliente, garantindo uma resposta ágil e eficaz para lidar com a situação.

No dia seguinte, a equipe de inspeção do cliente realizou uma visita à EEE e, durante a inspeção, identificou a presença de um objeto estranho no impelidor da bomba. O processo foi interrompido por um breve período para remoção do objeto, sem prejudicar a operação. Logo em seguida, o sistema foi rapidamente restabelecido em condições normais de operação.

Conclusões

Por meio do indicador ruído espectral, o Ultronline detectou a presença de um corpo estranho na bomba antes que um dano maior fosse causado, e assim evitou uma parada não programada da máquina e grandes prejuízos financeiros devido à necessidade de manutenção corretiva emergencial. Além disso, a interrupção da operação da EEE poderia resultar em transbordamento do esgoto, gerando transtornos significativos para a população e para o meio ambiente.

“Os primeiros meses de uso do Ultronline nas EEEs já indicam uma redução da necessidade de inspeções periódicas das bombas, o que não apenas aprimora o desempenho e a eficiência, mas também contribui significativamente para a mitigação de incidentes de transbordamento. Esse impacto positivo, por sua vez, se traduz em uma diminuição dos custos operacionais, garantindo que as atividades do SAAE continuem a fomentar serviços de excelência para a cidade de Aracruz”.
Amadeu Wetler
Diretor geral do SAAE de Aracruz-ES